Josué o homem de Deus!


A Paz do Senhor amados!

Saudades de vocês, como estão? Agradeço a você que está nos visitando, que estão lendo sempre as nossas postagens, que o Senhor Jesus possa te abençoar, Te capacitar, Te ungir e Te usar para honra glória do Senhor. O Senhor sabe tudo de nossas vidas, Ele sonda os nossos corações, Ele está no controle de tudo, por isso na hora e no momento certo Ele virá com a sua glória sobre tudo e sobre todas as coisas de qualquer área da sua vida, por isso creia, nunca deixe de crer nesse Deus que é maravilhoso, nesse Deus que é poderoso, nesse Deus que faz mover céus e terras, nesse Deus que é o Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó, de Davi, de Daniel, de Elias, nossa, esse Deus é maravilhoso, é tremendo e creia porque Ele tá por você, coloque Ele no centro de tudo da sua vida, amém. E quero trazer uma palavra tremenda que fala de um homem de Deus, um homem escolhido por Deus e por Moisés, pense aí num homem ungido pelo o Senhor, pois vamos ler um pouco sobre ele, sobre Josué.

1 E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2
 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.
3
 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4
 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5
 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
10 
Então Josué deu ordem aos príncipes do povo, dizendo:
11 
Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o SENHOR vosso Deus, para a possuirdes.
12 
E falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés, dizendo:
13 
Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, o servo do SENHOR, dizendo: O SENHOR vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra.
14 
Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão; porém vós passareis armados na frente de vossos irmãos, todos os valentes e valorosos, e ajudá-los-eis;
15 
Até que o SENHOR dê descanso a vossos irmãos, como a vós, e eles também possuam a terra que o SENHOR vosso Deus lhes dá; então tornareis à terra da vossa herança, e possuireis a que vos deu Moisés, o servo do SENHOR, deste lado do Jordão, para o nascente.
16
 Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos.
17
 Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o SENHOR teu Deus seja contigo, como foi com Moisés.
18 
Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo.



Josué homem de Deus e escolhido por Deus para substituir seu amigo fiel Moisés em que o ajudou no seu ministério. Josué é um ótimo exemplo dos benefícios de um mentor digno. Durante anos ele se manteve próximo a Moisés. Ele observou Moisés seguindo a Deus de uma forma quase perfeita. Ele aprendeu de Moisés a orar de uma maneira pessoal. Ele aprendeu a obedecer através do exemplo de Moisés. Josué aparentemente também aprendeu com o exemplo negativo que custou Moisés a alegria de poder entrar na Terra Prometida. Se você está vivo, você é um mentor. Alguém, em algum lugar, está te observando. Alguém mais jovem ou alguém que você está influenciando está observando como você vive e reage. Alguém está aprendendo com você. Alguém vai seguir o seu exemplo. Ser um mentor é muito mais do que as palavras que saem da sua boca. Sua vida inteira está em exibição.

Na época da morte de Moisés e inicio do ministério de Josué o povo sofria no deserto, foram 40 anos de muito sofrimento e Josué ali com Moisés ajudando com aquele povo que esperava e confiava em Moisés e do Deus que Moisés falava e através desse Deus ele profetizava para aquele povo. O capitulo inicial deste livro retrata a introdução e conquista da Terra Prometida. Moisés não esteve vivo para ver o que Deus prometeu pra ele e para aquele povo, mais Josué com a sua glória deus continuidade ao sonho do seu amigo. O Senhor designa a Josué atravessar o Jordão para chegar à terra que Ele prometeu ao povo, a terra prometida, a Canaã. Nos primeiros versículos o Senhor faz promessas e dá ordens a Josué, como também Ele estimula e dá força para que Josué com aquele povo chegasse à terra de Canaã. É muito lindo o que Deus fala a Josué, são promessas, são palavras de coragem, Ele diz não desanimes porque eu sou contigo, e dá ordens dizendo, não temas, atravessa esse Jordão, avisa ao povo, não te desvies nem para a direita e nem para esquerda, aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido, v.8. A partir do v.10-18 Josué faz tudo conforme o Senhor lhe ordenará como está no v.9: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. Josué cheio do Espírito Santo de Deus, cheio de Fé e força seguiu e disse no v.11: “Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o SENHOR vosso Deus, para a possuirdes”, aleluia, aleluia. E Josué disse mais aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés que eram um povo que tinham suas terras tomadas e que agora Josué diz: “Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, o servo do SENHOR, dizendo: O SENHOR vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra. Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão; porém vós passareis armados na frente de vossos irmãos, todos os valentes e valorosos, e ajudá-los-eis; Até que o SENHOR dê descanso a vossos irmãos, como a vós, e eles também possuam a terra que o SENHOR vosso Deus lhes dá; então tornareis à terra da vossa herança, e possuireis a que vos deu Moisés, o servo do SENHOR, deste lado do Jordão, para o nascente”. Josué lembrou a esse povo as coisas que Moisés falara a eles, o que o Senhor prometera porque o Senhor através de Moisés falou ao povo das promessas que o Senhor tinha pra eles. E o povo o respondeu confiante dizendo que a tudo que eles obedeciam a Moisés assim eles serão para com Josué. A confiança que eles depositaram em Josué foi à mesma confiança que eles depositaram em Moisés vejam aí a responsabilidade que esse servo de Deus, cheio do poder do Espírito estava carregando, por isso o Senhor o fortaleceu com a sua glória e graça para que ele continuasse a missão que era passar o Jordão e enfim chegar com aquele povo na terra prometida no qual o Senhor prometera. Não sei qual o deserto que você está atravessando agora na tua vida, também não sei qual o tempo você vem nesse deserto, só sei que da mesma forma que o Senhor prometeu ao povo a terra prometida e Ele também tem promessas na tua vida e às vezes passamos pelo o deserto para podermos crescer, amadurecer, aprender a confiar no Senhor e às vezes demora irmãos porque é no tempo do Senhor, esse povo passou 40 anos no deserto para aprender a confiar no Senhor e a fazer tudo conforme a vontade D’Ele. Às vezes irmãos Deus é tão maravilhoso e que mesmo em meio ao deserto Ele usou de Moisés, Josué e outros auxiliares para manter o povo forte porque a vitória veria com certeza. O livro de Josué é tremendo porque ele nos ensina muitas coisas. O deserto pode parecer seco, feio, triste, mais se você não tem um Moisés ou um Josué pra te dá força procure a força de Deus, procure sua igreja, procure aquele irmão chegado, procure ir a orações, procure mulheres de oração e profetas do Senhor pra te orientar, pra te ajudar, não fique em meio ao deserto sozinho não, você pode ver que era um povo, eram mais de uma pessoa juntas no mesmo propósito, seja forte e fiel que Deus dará a terra prometida pra você que pode ser algo muito além daquilo que você possa imaginar Deus muitas das vezes nos surpreende com coisas grandes porque o Deus que servimos é um Deus de coisas grandes, de milagres, de vitórias, aleluia. Creia nesse Deus, amém!

Paz.
Ju





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário