Manuscritos do Mar Morto são digitalizados


O Google e o Museu de Israel digitalizaram os manuscritos do Mar Morto. Projeto permite visualizar antigos documentos pela internet. Inicialmente, textos foram traduzidos para o inglês.
O Museu de Israel apresentou nesta segunda-feira (26) em parceria com o Google o projeto dedigitalização dos manuscritos do Mar Morto, uma iniciativa que universalizará o conteúdo do testemunho escrito mais antigo dos costumes e práticas da região há 2 mil anos.
O museu divulgou na internet cinco dos seus oito manuscritos escritos em hebraico e aramaico, em um “casamento perfeito” entre tecnologia e história, disse o diretor da instituição, James Snyder.
Fotografados página por página com uma câmera de alta resolução, os manuscritos foram digitalizados e reconstruídos até que as imagens ganhassem o aspecto original.
“A internet rompeu a barreira que havia entre a informação e as pessoas”, explicou Yossi Matias, chefe de pesquisa e desenvolvimento do Google Israel, que destacou a importância de “universalizar” este tipo de conteúdo.
Por enquanto, o Google só traduziu o manuscrito principal, atribuído a Isaias, para o inglês, mas está prevista também a tradução para o espanhol e outros idiomas, disse o curador dos Manuscritos do Mar Morto, Adolfo Roitman.
Descobertos ocasionalmente por um pastor em 1947 em cavernas localizadas em Qumran, importante sítio arqueológico próximo ao Mar Morto, os textos em pergaminho contêm fragmentos de todos os livros do Velho Testamento, exceto o de Ester, assim como vários apócrifos e escrituras de seitas.
O museu possui oito dos manuscritos, que estão divididos em 30 mil fragmentos, mas ainda existem outros em poder da Autoridade de Antiguidades de Israel e colecionadores particulares.
Texto atribuido a Isaias foi traduzido para o inglês
Fonte: www.noticiasgospel.com
Paz.
Ju.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário